Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma metodologia se resume em atrair novos visitantes para o site e convertê-los em clientes fiéis, com um conteúdo de qualidade que auxilia as pessoas a superarem os obstáculos do dia a dia e melhorarem seus negócios.

Inbound Marketing – Atração:

Nesse momento, a metodologia, consiste em definir um perfil para seu ‘cliente perfeito’ e fazer com que ele acesse o site. Chamamos esse perfil de “persona”, descobrimos o que o público alvo valoriza, o que não gosta, objetivos, dificuldades do dia a dia, desafios, caracteristicas regionais, pessoais e culturais. Resumindo, é a constução do perfil do cliente ideal para seus negócios ou produtos.

Com esse perfil de cliente bem definido, começamos a desenvolver o conteúdo para a página, tendo como foco transmitir informações, prestar serviços ou entreterimento. A função é ser útil ao ponto do cliente ideal consumir e aplicar suas dicas como melhorias. Conheça algumas estratégias para conquistar clientes ideais:

Blog: blogs ou portais são a base para a divulgação de conteúdo, neles concentramos artigos, ebooks, textos, vídeos, etc. São conteúdos educativos que trazem conhecimentos e respostas para desafios do cotidiano da persona serão ranqueados nos mecanismos de busca, assim atraindo novos visitantes dentro do perfil desejado

Otimização de Sites (SEO): todo conteúdo criado para a internet, necessita ser pensado em SEO, sejam páginas, layout de um site ou ainda programação, necessitam cumprir as boas práticas exigidas pelo titio Google. Obter resultados online geralmente começa pelos mecanismos de busca, ou seja, precisamos deixar o site bem ranqueado no sistema do Google, assim conseguimos mais acessos e consequentimente clientes.

Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são ótimos motores para divulgação de conteúdo. Com eles somos capazes de impulsionar e espalhar todo conteúdo que desejarmos de maneira rápida e inteligente para interagir com o público alvo.

Inbound Marketing – Conversão:

Através de conteúdo de qualidade publicado no portal ou blog, ranqueado no Google e difundido nas mídias sociais, os números de visitas no site irão aumentar com o passar do tempo. Com o aumento do fluxo de visitantes no site, o próximo passo é transformar estes acessos em “leads”, que nada mais são que contatos de oportunidades de negócios. Podemos chamar de lead qualificado, o lead que possui ao menos: nome, telefone e e-mail do consumidor, porém esse contato tem um custo, seja um ebook, uma planilha, um manual ou até mesmo um tutorial, algum tipo de serviço que seja útil para essa persona. Em troca desses downloads ou acesso à algum tipo de materiais pedimos o nome, telefone e e-mail do usuário. Seguem algumas estratégias para converter acessos em leads.

•Landing Page: assim como o próprio nome já diz, são as páginas de pouso, onde vamos colocar ofertas ou trabalhar textos comerciais mais agressivos, incitando os visitantes a fazer um download ou a solicitar contato da equipe comercial. Seu objetivo é fornecer informações da maneira mais objetiva e simples, convertendo a maior porcentagem possível de visitantes em leads.
• Formulário de Contato: um formulário de contato simples e enxuto, com o mínimo de campos possíveis, com uma aparência chamativa vai funcionar como uma entrada para personas visitantes oferecerem seus dados de contato.
•CTA(Call to Action): são botões ou links, que atraem as personas visitantes para realizarem algo. Esses botões de conversão são primordiais para que aconteça essa atração, sendo uma figura ou uma chamada para um formulário de contato.

Inbound Marketing – Pós Venda:

Essa fase é o momento da fidelização dos clientes, mantendo-os fiéis e propensos a novas compras de produtos ou serviços dentro do seu negócio. Aqui vão mais algumas estratégias:

•Monitoramento de Redes Sociais: monitorar suas redes sociais e de seus concorrentes de mercado é fundamental para entender todas as tendências atuais, além do monitoramento de críticas ou elogios de clientes aos seus produtos/serviços.
•CRM: Pesquisas de Satisfação: uma das melhores maneiras de aprimorar a qualidade dos serviços e produtos, é ouvir a opinião dos usuários dos mesmos. O feedback negativo é tão valioso quanto o positivo para o empreendedor, a partir dele, sabemos onde deve ser o ponto de mudança.

Inbound Marketing – Conclusão:

O inbound marketing está em todo o caminho do processo de compra do cliente, desde quando ele faz apenas uma pesquisa no site até ele efetivamente se tornar um cliente fiel, comprador dos produtos ou serviços. Consistindo principalmente em trazer audiência para para o site, consequentimente aumentar os leads e o consumo no site.

Inbound Marketing é a grande tendência do marketing digital, trazendo visitantes para sua página trabalhando todos esses acessos. É uma das principais estratégias hoje no mundo do marketing, principalmente trabalhando com um orçamento mais apertado, é fundamental para pequenas e médias empresas investirem naquilo que irá trazer retorno.